Amar e mudar as coisas me interessa mais...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Tenho pensado muito em fé. Não na fé que professamos nas igrejas, guiadas por Deuses, direcionada a algo que sequer conhecemos. Falo da Fé na vida, nas coisas e nas pessoas.
Temos, todos nós, Fé em várias coisas: Nos caminhos que traçamos, nas pessoas que amamos, naquilo que somos.
Mas, às vezes a fé nos falta. Em alguma dessas coisas, em parte ou em todas. É quando nos vemos diante das desvirtudes delas. É quando as vemos com outros olhos, é quando questionamos nossos caminhos e escolhas. O que mais importa? Os outros não tem a obrigação de pensar, e agir como nós. Compreender isso pode ser um processo doloroso, mas é necessário, fortalece, ensina...
Eu, particularmente, me nego a perder a fé!
Me nego, pronto!
Cada vez que tropeçar eu levanto mais forte, cada vez que o caminho se estreitar eu o abro com minhas próprias mãos, cada vez que tentarem me ver vulnerável, eu me fortaleço. Mantenho a calma, junto à ela a razão. Tenho um amor profundo pelo mundo, as coisas e pessoas. Faço um esforço profundo pra não destruir tudo que construí ao longo da vida, tento, à duras penas, ver o melhor de tudo.
Talvez esteja aí o segredo da vida, a fé nas coisas tangíveis, construir essa fé de dentro pra fora, superar aquilo que nos fere sem virar a outra face, mas se propondo a ser mais...
...Mais que espectador da vida, mais que a palmatória do mundo, mais do que uma peça de um jogo...
Ser escritor da história que constrói dias plenos, felizes e de paz...

"...Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão:
“ - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.”
E eu vou dizer:
”- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.”
Dirão:
" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”.
E eu direi:
” - Não admito! Minha esperança é imortal!”
E eu repito, ouviram?
IMORTAL!!!
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final."

Só de sacanagem
Elisa Lucinda