Sobre princesas, vilões e outras histórias...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dias estranhos esses...
O mundo vê atônito a morte de bin laden num classico episódio de aplicação da lei de Talião do código de Hamurabi (Olho por olho, dente por dente...) A família real inglesa promove um casamento caríssimo do segundo na linha de sucessão ao trono, Pernambuco e o nordeste voltam a sofrer coma chuvas de outono. Já se foram as águas de março de Tom Jobim, mas as promessas permanecem.
Queria discutir um pouco esses fatos.
Muito se falou do conto de fadas moderno onde a princesa, ou melhor, duquesa, vai atrás do príncipe encantado. Nada de esperar a ação do acaso para o tão famoso felizes para sempre. E o fim dos contos de fadas tradicionais na verdade é o começo de uma outra história. A da monarquia parlamentarista que serve como ornamento a uma sociedade que transita entre o novo e as tradições (algumas bem bizarras, por sinal). Em tempos de redefinição do papel da mulher na sociedade ter que estar sempre um passo atrás do marido parece-me um hábito embolorado, medieval demais para a nova familia real. Num momento de crise econômica com o desemprego crescendo a 8%, pode-se dar ao luxo de ostentar um lauto banquete numa caríssima festa que celebra o casamento das massas e o que existe de mais simbólico quando se refere em privilégios e divisão de classe.
A morte de Bin Laden demonstra o interesse norte americano em se colocar, mais uma vez, acima do bem e do mal. Declarações como "ele estava desarmados mas ainda assim nós o matamos" ou "Utilizamos tortura por afogamento para recolher informações que não auxiliaram em nada" nos remete à invasão ao Iraque atrás de armas somente fabricadas na imaginação americana. Repudio veementemente a ação de Bin Ladem tanto quanto a ação americana que, em nome de uma democracia e da adoção do modelo americano, mata tortura , espolia toda uma nação. Será que só Bin Laden era o terrorista mesmo?
Começamos novas vidas. O principe casou com a duquesa e tenta perpetuar a malfadada monarquia britânica, O cara mal morreu e sua morte livrará o mundo das forças das trevas, enfim, a semana Disney ficará marcada nas mentes do mundo, sobretudo quando se avaliar que, no fundo, ainda temos mais do mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário

Bem Vindos ao nosso espaço...