A fé que me faz otimista demais...

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Conversando com amigos, passei pela desagradável experiência de um debate religioso acerca daquilo que Deus quer ou deixa de querer. Ao final cheguei a conclusão de que o ser humano é muito presunçoso mesmo. Acredita na existência de um ser superior, onipotente, onipresente, onisciente e , no entanto, na primeira oportunidade, sucumbe à tentação de ser, ele mesmo, esse Deus.
Digo isso, justifico e provo!
Hoje ouvi hoje toda a cartilha básica do que esse Deus quer ou não que a humanidade faça e a indíscutível verdade contida na bíblia. Depois de um caloroso debate tentando discutir o assunto à luz da razão, percebí que a exacerbação da fé é uma das forças mais inabaláveis do universo. Tentei mudar de assunto e nada, argumentos então, nem pensar. OK, encerrei o debate, minha paciência vai até a página 2, no entanto tive o desejo incontrolável de expôr aqui minha módica contribuição.
------------------------------------------------------------------------------------------------
Se você é meu amigo, gosta muito de mim e é do tipo que se abala com algumas verdades históricas sobre o cristianismo, por favor PARE AQUI!!!
------------------------------------------------------------------------------------------------
É sabido de todo o mundo que o concílio de Nicéa, isso mesmo amigos, um dos 3 que fundaram as bases do cristianismo moderno, tinha como principal missão dissolver a concepção ariana sobre a natureza de cristo (somente humana). Era interesse de Constantino que a igreja fosse universal assim como já conseguira em seu império e a discussão da natureza dupla (humana e divina) ou somente humana de Jesus era determinante para a efetivação dessa intenção. Nesse bendito concílio foram definidos quais evangelhos seriam bíblicos e quais seriam os apócrifos (ou seja, carta fora do baralho oficial de Roma), idéia já defendida por teólogos anteriores mais organizada lá. É lá também que os cristãos se apartam de vez dos Judeus, eles mesmos, o povo da de Israel, dignatário da primeira aliança entre Deus e os homens) e reafirma seu caráter de bastião da verdade religiosa do mundo.
Não esqueçamos que esses evangelhos foram escritos por HOMENS, poderia ser diferente, basta lembrarmos que o decálogo foi enviado direto dos céus, sem escalas, escrito pelo fogo divino.
Posteriormente temos o grande episódio da reforma religiosa, onde Lutero, Calvino e Henrique VIII (Cada um em sua praia e por seu motivos, nem sempre nobres) romperam com a igreja de Roma, (pero no mucho). Os protestantes contestavam o PODER da igreja, os benefícios e o posicionamento da alta cúpula canônica enquanto detentora da VERDADE ABSOLUTA. A reforma pregava a liberdade de interpretação da bíblia, o uso da razão e um mix para a salvação que ia de fé, boas obras e predestinação. No protestantismo a Bíblia é a única fonte de fé, independentemente da forma como foi concebida.
Senhoras e senhores, vejamos: Eu sou contra a elitização da fé, o uso do interesse político (grande balela) para o beneficiamento das vontades do alto clero e aceito como verdade irrefultável um livro cuja organização se deu exatamente por esses fatores?
Eu defendo também que ninguém sabe o que vai no coração dos homens mais quero saber o que Deus quer.
Perdõe-me mas, pra mim, das duas uma: Ou isso é alienação ou os homens se tornaram O PRÓPRIO Deus...
Chega das verdades forçadas, absolutas, das vagas garantidas no arrebatamento. As pessoas tem que aprenderem a ser mais tolerantes com os outros e consigo mesmas. O medo do fim eminente vira desculpa para a intolerância que vitima vários povos ao longo do mundo e que não confere paz nem aos próprios judeus, precursores de toda essa história.
As pessoas tem que aprender a serem mais solidárias, a agirem na construção de melhores dias a todos os povos, de escreverem uma história mais edificante.
À aqueles que leram até aqui devo confessar, sou cristã, no entanto me compreendo enquanto uma pequena parte do mundo, carente de muita compreensão sobre tudo, e, sobretudo, humana demais para saber todas as verdades do universo.
_____________________
Em tempo: Cito os Judeus uma vez que não entendo como o povo escolhido passa por tanta provação. pense num povo que sofre, eu hein...

1 comentários:

Jussara disse...

Confesso que sempre faço questão de fazer um excelente comentário, levando em conta “óbvio” o meu amadorismo no que diz respeito a redação de textos jornalísticos. Mas redijo com prazer, por amizade também e para me amostrar kkk. Acho impressionante como os norte americanos se esforçam no sentido de chegar em primeiro lugar em vários aspectos, como mostram em muitos casos da história: em guerras, invasões, grandes descobertas da medicina, ataques (a eles) terroristas, tudo misturado! A bíblia como você bem coloca foi escrita a várias mãos e olhe que não sabemos que fez a correção, a diagramação e qual a gráfica que a imprimiu! Além de ser um texto, eu diria “abstrato” cheio de gigantes, serpentes, dragões, bichos de sete cabeças! Fico irritada quando chega algum devoto querendo me convencer: “Olhe!! Sabia que Jesus vai voltar??” Deveria está na TPM quando respondi: “Não me venha com essa história, porque ouço isso desde quando tinha 10 anos de idade” Eu até costumo respeitar os posicionamentos dos fies... rsrsrs. Enfim... (como diria a dona do blog) essa conversa de fim do mundo, com terremotos desastrosos, dilúvio, incêndio e tudo mais são pra criarem novos enlatados que servem a indústria do cinema do Tio San. E toda a parte cientifica filosófica já foi muito bem explanada pela blogueira! E tenho dito!

Postar um comentário

Bem Vindos ao nosso espaço...